terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Balon d'Or

Foi ontem o dia de mudança para mim. Tinha apagado o Facebook na tentativa de me livrar do meu, assumo, vicio. Mas não deu. Tantas noticias desportivas e as mensagens e discussões entre amigos não me satisfez a vontade de comentar. 


A meu ver a equipa do ano é uma palhaçada ser toda da Liga Espanhola, estar o Pique, quando esteve varias vezes no banco e lesionado este ano. Não haver um unico jogador de outra liga é simplesmente ridiculo, pois tem para mim, muitas vezes, mais valor jogos e jogadores de outras ligas, do que da Espanhola. (e digo espanhola como podia dizer Barcelona, Real Madrid e Falcao, que certamente estara dentro de pouco tempo no segundo clube referido.) Valorizar quem lhes da jeito é o que eles fazem de melhor claramente.

Pep Guardiola se quer como candidato a melhor treinador? a serio? um menino que fez fita quando perdeu e retirou-se durante uns tempos do futebol? Acho ridiculo esta preferencia quando na ultima metade do ano andou a viajar com o dinheiro que tão "modestamente" ganhou no Barça. É que não nos podemos esquecer que é muito humilde e muito simpatico. O Mourinho é que é o menino mau.
Por muito que nao seja o melhor golo fico contente que o premio tenha sido atribuido a um jogador não esperado, de uma liga inesperada tambem. Depois de uma cerimonia onde parece que não é sobre o mundo inteiro e só sobre a Espanha e o Brasil (pelo mundial), gostei de me lembrar que existe futebol noutras partes do mundo. 


Também me parece importante referir as mulheres vencedoras, com discursos muito mais interessantes que qualquer discurso masculino. "Eu nunca marquei um golo que não viesse de um passe de uma colega".


M.



4 comentários:

  1. então vamos ver se eu entendo de vez.
    (não ponho em causa a qualidade do anão, mas gostava de o ver levar outra equipa às costas)
    anão -> 91golos/70jogos = 1,3g/jogo
    Reinaldo -> 71golos/63jogos = 1,13g/jogo

    em 2012 o anão ganha a taça do Rey. o Reinaldo ganhou o Campeonato Espanhol (com record de pontos e golos.. contra o "GRANDE BARÇA"??) e a SuperCopa contra o anão.
    Mas o anão é que merece ganhar a Bola d'Ouro. Tudo bem... nuns anos é pelos titulos que se ganham e noutro já é pelos golos? Era só isso que queria entender.

    ps - não é por ser patriota que prefiro o Reinaldo, foda-se!

    João Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão João, a verdade é que decidi nem aprofundar o assunto Ronaldo vs Messi pois já foi comentado em demasia. Apenas vou comentar que gostava muito de ver o Messi noutra equipa, a ver se levava a equipa as costas como o Ronaldo leva qualquer uma onde jogue, se se aguentava sem Iniesta, nem Xavi, se marcava tantos golos.

      Obrigada pelo teu comentario
      M.

      Eliminar
    2. Só para acrescentar, não esquecer que o Ronaldo ainda foi fazer o europeu e veio em más condiçoes fisicas, o proprio mourinho o admitiu no inicio da epoca. Aconselho o Ronaldo a sair do real, nao é valorizado, leva cacetada o jogo todo, tem uma equipa mal estruturada, se não marca durante 5 jogos seguidos é assobiado e criticado. Espanha para os portugueses não dá. Ainda me lembro quando gozavam que o mourinho ia pa espanha para o real, que não ia levar nada do super barcelona, se nao fosse ele o barça tinha ganho os titulos todos os anos todos, no entanto fala-se de um grande guardiola quando se devia isso sim ter falado de um mourinho que chegou a espanha com um real madrid de rastos com a super equipa pela frente, e no primeiro ano ganha a taça(que escapava ha 18 anos, numa final contra o barcelona) e no ano seguinte o campeonato. Qualquer outro treinador que o tivesse feito era falado como o melhor de sempre. Del bosque? o mourinho a treinar a selecção espanhola chamava-lhe férias

      Eliminar
    3. Gostei dessa ultima frase ahah muito bom!

      Eliminar