quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Ser sportinguista

Sporting considerado pela IFFHS o melhor clube português deste ano que passou. Isto e uma brincadeira certo? Mas andamos a brincar de certeza.. Foi um dos, se não, o pior ano do meu clube de coração. Se antes estas coisas faziam felizes os sportinguistas, acho que já passamos essa fase. O sportinguista mudou.

Já não somos capazes de falar sobre o nosso amor.Já evitamos essa conversa no café, já nos fartamos de ser tão gozados, até já somos nós a gozar. Continuamos a ver os jogos, com pouca atenção e sentimento, mas continuamos. Ainda vão 20.000 adeptos ao estádio nos jogos do campeonato, mas duvidam da nossa fidelidade porque nos jogos que já não valem de nada vão 6.000 (mais do que os jogadores merecem). Já só admiramos o guarda redes da nossa equipa, os outros são mais ou menos indiferentes, ou mesmo odiados. Esperança, tristeza e vergonha, são as emoções que sentimos toooodas as semanas por esta ordem. Dizemos sempre que para a semana já nem vemos os jogos, que não aguentamos mais, que estamos fartos. Mas lá esta a Sport tv ligada no domingo seguinte.

Antes era diferente, era apanhar o metro cheia de excitação dentro de mim para ir ao café português em Madrid ver o jogo. Era sair sem vergonha com o cachecol, mesmo que não fizesse sentido nenhum, só porque estava frio. Era pagar o que fosse preciso para vir a Lisboa ao jogos importantes. Era gritar, cantar, roer as unhas. Era todos os anos acreditar piamente que para o ano íamos ser campeões. Era perder mas saber que jogamos bem e gostar de ver o jogo. Era não tirar os olhos do ecrã ou do relvado durante 90min, sem interrupções. Era ver jogadores a darem a alma a camisola, a gritarem de frustração quando não marcam, não só pelo prazer de marcar um golo, mas por saberem que os adeptos e a instituição mereciam. Era perder, ser gozado, mas saber que não ganhamos só ao bilhar. Era não fingir que o hóquei, o andebol, e o berlinde nos importam. Sim, são do Sporting e ainda bem que ganham, mas não nos enganemos... Se a equipa A jogasse bem e ganhasse ninguém lhe ligava nenhuma.


Ser sportinguista já não é a mesma coisa..

1 comentário: