quinta-feira, 16 de maio de 2013

Amor com amor se paga :)


Caríssimos leitores benfiquistas, já viram o que fizeram? Tanto comentário agressivo em anónimo que me senti obrigada a combater a vossa cobardia e acabar com os anonimatos. Agora querem comentar, comentem com o vosso nome. Peço também que acabem com a ordinarice, já que eu tento com tanto esforço e dedicação manter as boas palavras nos meus textos, e quem me conhece sabe que me é um pouco complicado.

Um dia hão de perceber que o meu problema não é o Benfica. Aliás, ontem confesso que gostei muito de ver o Benfica jogar, paparam o Chelsea e a verdade é que não merecia perder, e em nenhum momento achei que isso aconteceria. O Benfica não merecia perder, já os benfiquistas sim. E quanto mais vierem refilar comigo e sejam ordinários, mais escreverei e direi mal de vocês.

Há vários tipos de lampião e curiosamente não gosto de nenhum (tirando o  meu pai e o meu irmão que apesar de lampiões estarão sempre no meu coração).  Ontem num restaurante aqui em Espanha deu para ver os tipos que havia, e estava lá o que eu menos gosto.

O lampião de finais. Aquele que sai à rua quando o Benfica chega a uma final, ou quando no fim do campeonato pode vir a ganhar o titulo. Ontem descobri que tinha bastantes mais amigos benfiquistas do que aquilo que eu sabia, e como? Porque o Facebook fez questão de se encher de fotografias de perfil com o símbolo, etc, etc. Mas o pior deste tipo de benfiquista nem é isso. O pior deste tipo de benfiquista é que vê os jogos como se vivesse intensamente, gritando e refilando mundo, batendo com a mão na mesa de maneira muito frustrada, quando na verdade nem sabe quem é o Cardozo.

A lampiã de finais. Pior que um lampião de finais, só mesmo uma lampiã de finais. Gritam como umas galinhas a terem orgasmos e dizem que é fora de jogo, e mão, e falta para encarnado, até quando na imagem está um plano detalhe da bola e não se vê mais nada. Mas pronto, lá terão razão algum dia, então continuam a gritar durante todo o jogo a ver quando é que acertam. Tornam-se bastante irritantes, devo dizer.

O lampião agressivo, o lampião do povo. Aquele que bate na mulher só porque o grande benfica perdeu e ela cometeu o erro crasso de não lhe trazer a jola mal entrou em casa. Este considero que seja o tipo de lampião com quem tive o prazer de andar. Pronto, vá que acusação gravíssima, blablabla. Mas acho mesmo que só não me levantava a mão porque destruir a minha preciosa cara era crime. Já a sua nova namorada pode não vir a ter tanta sorte, já que Deus já desfigurou tudo o que havia para desfigurar ali. Ok, sou má.

O lampião com vergonha. Ao meu lado no restaurante estava uma mesa bastante activa a ver o jogo. Vestido com a camisola do benfica, parecia um adepto como o que falarei no próximo ponto. Cheio de orgulho e emoção pelo seu clube. Minuto 90 +2 acabou por se revelar um benfiquista como os que eu menos aprecio. Os que quando o benfica perde, nem sabem que clube é esse. Tirou logo a camisola, antes se quer da oportunidade final do benfica que levou os lampiões na sala ao desespero. Odeio esse tipo de adepto. Quer seja do benfica, do Sporting, do que seja. Odeio. E fiz questão de o dizer a um tom de voz suficientemente alto para ele ouvir.

O lampião fiel. O único que sou capaz de admirar e aturar minimamente. Nuno Almeida é, para mim, um dos poucos lampiões que conheço que seja realmente benfiquista fiel. O benfica perde e pronto, o benfica ganha e pronto. Em nenhum momento o seu amor pelo clube é posto em causa, nem quando o benfica joga bem ou mal, esteja em primeiro ou em ultimo. É o benfiquista que ontem a primeira coisa que fez não foi refilar connosco, lagartinhos, que demos asas a nossa imaginação para poder brincar, mas sim pôs um estado de apoio à equipa. Ontem havia poucos, aliás, acho que só houve um que bateu uma meia palma quando eles subiram para receber as medalhas. O que me dá pena, porque na realidade o Benfica merecia ganhar.

Sim, eu não desgosto do futebol do Benfica. Não gosto é dos benfiquistas que ontem pediam apoio de todos por ser uma equipa portuguesa, quando de português tem pouco, mas que se ganhassem claro que não se iriam esquecer de nos vir esfregar na cara. Também não gosto dos benfiquistas que agora se fazem de vitimas e em 2005 tiveram tanto prazer em gozar connosco por perdermos a final em casa. 




13 comentários:

  1. Toda a razão! O problema não é o Benfica, são os benfiquistas... adeptos esses (a maior parte) que só parecem lembrar-se do seu clube quando há vitórias, e finais a disputar. Falam demais antes da hora! Agora não podem vir exigir o respeito que nunca nos deram durante uma época desastrosa para nós, época essa, que fizeram questão de comentar/gozar jogo a jogo! "Amor com amor se paga!" :)

    ResponderEliminar
  2. Acredita que nao é só a ti, Sportinguista , que esses tipos de adeptos 'de finais' irrita, porque até a mim, como Benfiquista eles irritam, e acredita que nao é pouco.

    Mas de uma coisa podes ter a certeza, isso nao é um problema de Benfiquistas, existem Portistas 'de finais', 'com vergonha' , 'fieis' e 'agressivos' tanto como, Sportinguistas 'de finais', 'com vergonha' , 'fieis' e 'agressivos'. Infelizmente a sociedade é mesmo assim , e acredito que não seja só em portugal.

    Tal como odeio aqueles adeptos que nas grandes finais europeias escrevem no seu facebook " hoje estou com o benfica/Sporting/etc... , sou português acima de tudo" quando se sabe perfeitamente que na realidade, não e nada assim (atenção, nao é um caso geral )

    So tenho orgulho, de não ter qualquer dúvida, que estou naquele grande grupo de adeptos Fieis do meu clube !

    Sem outro assunto, digo desde já, que adoro ver raparigas que vivem o futebol como eu vivo ,

    Beatriz Neto

    ResponderEliminar
  3. Exacto dos poucos lampiões que tenho pena é um qeu trabalha comigo, doente pelo benfica vai a todas, mas tam tantos anos disto como eu, mais até uqe é mais velho.Revejo-me claramente nele, sofremos da mesma doença, mas com estirpe diferente, agora aqueles que só aparecem a chatear a cabeça quando andam a ganhar pqp, adorei a derrota.

    ResponderEliminar
  4. Isso é uma verdade Mada o problema do Benfica é curiosamente o que é ao mesmo tempo o seu melhor e o seu pior, uma que vez que alberga todos os adeptos incluindo os mais broncos,etc. E uma vez que o Benfica alberga mais adeptos, os media falam muito em nós só para vender tirando tempo de antena quer ao Sporting, quer ao porto e metem-nos pressão em cima(o que não é nada benéfica).
    SB!
    http://obigodeglorioso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Escreves muito e escreves bem, revejo-me em tudo isso. Só estou é preocupado, digamos, com a namorada do teu ex.

    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  6. O problema não são os benfiquistas. O problema são mesmo os lampiões. Sendo todos os lampiões benfiquistas, nem todos os benfiquistas são lampiões.
    Felizmente não convivo com muitos de nenhuma das categorias, mas os que conheço fizerem-me ver perfeitamente a diferença. E o problema são os lampiões. Soberbos, arrogantes, fanfarrões...

    ResponderEliminar
  7. Excelente texto colega sportinguista! Acho que nunca li uma explicação tão acertada sobre os adeptos desse clube!!! 100% de acordo...

    ResponderEliminar
  8. Para quem acha que os benfiquistas são "soberbos, arrogantes, fanfarrões..." deixo uma pergunta: que adjectivo(s) se deve(m) utilizar em pessoas que passam uma semana inteira a gozarem dizendo que serão campeões em Alvalade à custa dos cabeçudos do Benfica? Sim, estou a pensar especificamente no jogo que ganhámos em Alvale por 0-1 com golo do Sabry. Quais são os adjectivos apropriados a utilizar com essas pessoas? Creio que fui polido, educado e objectivo, por isso dispenso insultos. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  9. "O Benfica não merecia perder, já os benfiquistas sim"

    E que tal a menina não cair na preguiça intelectual da caricatura e deixar de associar uma parte de adeptos acéfalos que existem também no Benfica à sua generalidade? Sinceramente, entre o insulto e a desonestidade intelectual que deu com a imagem caricatural que transmitiu neste texto... não sei o que é pior.

    Não tome a posição de virgem ofendida muito comum entre alguns sportinguistas ultimamente : é feio.

    ResponderEliminar
  10. LINDOOOOOOOOOOOOOOOOO :) Mais vale um aborto hoje do que um lampione amanhã! :)) Sporting Sempre

    ResponderEliminar