quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vida

Há quem diga que sou maluca. Que uma rapariga não devia gostar tanto de futebol. Que uma rapariga não devia se quer abrir a boca para falar de futebol. Riem-se quando digo que tenho um blog sobre o meu clube amado. Porque isso não é para raparigas, dizem eles, raparigas são para falar de moda, e verniz para as unhas. Para comentar os rapazes giros que aparecem na televisão, e partilharem fotografias com paisagens e uma mensagem bonita e profunda a Helvica. Basicamente para não terem muito interesse, e nunca interferirem com a sua guy’s zone. Certo?

Pois bem, não serei com certeza uma rapariga normal. Não sei muito bem como começou, mas foi mais por mim que por influencias. Pronto, pronto, ter dois irmãos rapazes ajuda, mas devo, ainda assim, ser a pessoa mais adepta de futebol da família. O jogo em si dá-me pica, gosto de ver os 22 palermas atrás de uma bola, gosto da arte que demonstram com aquele objecto redondo com o qual já todos jogamos, gosto do quanto move as pessoas.

O meu primeiro equipamento do Sporting Grande de Portugal foi recebido em 2000. O Sporting não era campeão à 18 anos, nunca tinha visto o meu clube ganhar nada, ou quase nada, não sabia porque é que era dos verde-e-brancos se nem os via ganhar nada, só sabia que o era. Fiquei tristíssima quando não pude ir festejar o campeonato para a rua, tinha de ir dormir. Afinal, tinha apenas 9 anos e já era a hora do xixi-cama, já tinham dado os patinhos. Quando acordei tinha o presente perfeito ao final da cama. O equipamento do Sporting! Ainda com a marca Telecel, com os calções e as meias, tudo perfeito! Os meus irmãos receberam o equipamento do Schmeichel, e fomos todos assim vestidos para a escola nesse dia. Nunca me esquecerei de jogar a bola com aquilo vestido pela primeira vez. Ainda hoje uso essa t-shirt, e por vezes esses calções. Estão-me um pouco bastante mais pequeninos, mas ainda servem, e são um orgulho demasiado grande para enfia-los numa gaveta e esquecer que existem.

A minha segunda t-shirt foi-me oferecida pelo meu amigo Rui, com quem já não falo à anos, mas que foi com quem fui aos primeiros jogos ao estádio e por isso nunca me esquecerei. Sim, não sou aquela sportinguista que ia ao estádio em pequenina com o pai e que daí cresceu o meu amor, porque, com muita pena minha, o meu pai é benfiquista, como já disse aqui varias vezes. Não é por isso que gosto menos dele. É dos poucos benfiquistas que admiro profundamente.

Os primeiros jogos que fui ainda me fizeram apaixonar mais pelo grande clube que amo hoje em dia. O ambiente pré-jogo, a família, a união. Somos únicos. Como é que posso ter a certeza? Nunca fui a um pré-jogo lampionico, é um facto, mas duvido que se viva aquilo que nós vivemos. Desconhecidos, amigos, conhecidos, irmãos, juntam-se no amor incondicional que nutrimos pelo verde.

Pois é, pareço uma facciosa insuportável, mas a sério. Eu não sou assim tão facciosa. É apenas o que sinto e vivo ao ver aquele ambiente brutal. Não quero que me interpretem mal quando falo mal de benfiquistas ou portistas, apenas sinto que não tenho mesmo nada a ver com aquilo, e sim, não gosto do que eles cultivam em relação ao seu clube. Não por puro odio gratuito, mas porque há razões para não ser adepta daquilo. Respeito, não digam que não, quando não gostam dos meus posts, porque é que não respeitam que não goste dos vossos clubes?

Quando comecei o blog nunca foi no sentido de demonstrar que mulheres também podem gostar de futebol, nunca foi num anti-machismo puro, nunca foi com grandes intenções. Era só para desabafar as minhas opiniões enquanto sou emigrante e não tenho ninguém com quem falar do meu clube. A verdade é que foi crescendo, e mesmo quando estou demasiado ocupada para escrever, ou pura e simplesmente prefiro manter o silencio (como ultimamente, já que comentar pseudo-futuras-contratações, a mim, não me parece interessante), não me passa a vontade de ver futebol, não me passa a vontade de ver o meu Sporting.

Porque não é só fachada. É só amor.








3 comentários:

  1. Um amor incondicional ao nosso clube, é isso que nos caracteriza! Confesso que não conheço nenhuma rapariga assim, não que goste de falar e perceba de futebol, porque isso penso que existem, mas que sinta o meu clube tal e qual como eu, que saiba o significado de cada golo marcado, de cada bola perdida e que viva consoante os valores de esforço, dedicação, devoção e glória. Estou bastante surpreso, pois conheço varias adeptas leoninas mas nenhuma que saiba assim o que são as nossas cores.
    Vim a este blog pela primeira vez hoje, por ser leitor assiduo do cacifo e deixa me dizer-te: continua com esse amor, essa defesa ao nosso clube que tanto nos caracteriza!

    ResponderEliminar
  2. Tambem te conheci pelo cacifo e adorei ate agora. Grande Leoa! Infelizmente nao tenho nenhuma amiga assim tqo sportinguista, deve ser algo engraçado. Continua o excelente trabalho, vou dando o meu feedback e vou tambem criar o meu blog brevemente, é uma ideia que tenho ha uns meses, depois espero que o visites tambem :) Tudo de bom. Viva o enorme SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, ou como disses, o SPORTING GRANDE DE PORTUGAL! SL

    ResponderEliminar
  3. Aqui tens uma pessoa que se identificou com tudo o que disseste.. mãe benfiquista e pai sportinguista, o amor pelo sporting foi me transmitido pelo avô paterno.. muitas vezes oiço o comentário "às vezes pareces um homem", não me importo, e fico orgulhosa, ao menos tento ser um grande "homem" no que toca a amar o clube do meu coração! Gostava tanto de ter uma amiga como tu, a perceber tanto de futebol quanto eu. Para perceber este meu amor por futebol basta conhecer a minha mãe, que diz que os seus fins de semana ideais são passados a ver "a bola", ela só teve pena e eu ter escolhido o lado errado da 2ª circular. Bom blog :)

    ResponderEliminar