sábado, 17 de agosto de 2013

Judite de Sousa, a jornalista

Eu sei. Não haverá maior off topic que este, mas como criança pensadora e opinativa que sou tenho que desabafar sobre este assunto.

Judite de Sousa fez esta semana uma entrevista, ou uns pares de perguntas com mas intenções, ao que tem sido o rapaz na boca do mundo este verão: Lorenzo. 

Filho de uma brasileira e de um luso-brasileiro com bastantes zeros na conta bancaria, Lorenzo chega a Portugal e faz noticia pelo dinheiro que gasta nas festas em que participa no nosso país. Nós, como povo pequenino que somos, comentamos na praia o que é que nos chegou aos ouvidos que se passou ontem com o rapaz. Ele? Ele nem sabe onde se veio meter.

O rapaz tem de perceber que neste país é proibido ser-se rico. Alias, como estamos tão bem de contas, devíamos dizer a todos os que passam por cá "nem se atrevam a deixar aqui o vosso dinheiro!! Tudo a pequeno-almoçar, a almoçar, a lanchar e a jantar no Mc donalds!". Como não precisamos de turismo para ajudar aos cofres, numa altura em que pouco mais temos que isso, vamos mas é manda-los embora e fazê-los sentir mal por terem dinheiro para gastar. 

Sim, o rapaz não esta cá de turismo, vem para cá viver mesmo, mas não interessa. É suposto ficar em casa sem gastar dinheiro ou "injectar" algum neste Portugal que tanto amamos? 

Fútil, chamou-lhe a Judite. Fútil, chamou-lhe a Judite enquanto segurava a metade paralisada da sua plástica mal feita, apenas para formar um sorriso. Fútil chamou-lhe a senhora que parece que tem bolinhas de botox por toda a cara. Fútil, chamou-lhe a Sousa, que saiu da RTP para não levar com recortes no salário e ter um aumento que inveja qualquer pessoa.

Nada naquela entrevista fazia sentido, não querendo apenas dizer mal da Judite. O rapaz também não é propriamente a ultima coca-cola, mas quem é a jornalista que num pais decente faz perguntas daquelas a um rapaz de 22 anos com dinheiro? Alias, onde é que uma jornalista num país decente entrevista um rapaz de 22 anos com dinheiro de todo?

Eu amo este meu Portugal, nunca duvidem disso. Mas esta atitude mesquinha do "se eu não tenho tu não  podes ter" tão típica e irritantemente portuguesa já começa a meter pena. Quem tem dinheiro que gaste onde quiser e ninguém tem nada a ver com isso.

  

1 comentário: