terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Só porque me apetece dizer bem e mal de alguém


Apetece-me dizer bem:

Quanto ao jogo deste domingo passado, confesso que não consegui observar muito bem a partida. Acabei na bancada norte e a segunda parte só percebia que eram golos porque toda a gente festejava, já que a minha visão não é a melhor. 

Ainda assim, uma coisa para a qual não me falhou a vista foi para a magnifica qualidade que temos no nosso Willy. 

William de Carvalho, o monstro. 

A sua capacidade de decisão, o seu passe certeiro (apenas com um falhado em todos os 90 minutos), e a sua tranquilidade e qualidade fazem dele o melhor jogador do Sporting, para mim, dos últimos anos. 

Não me lembro de ver qualquer outro jogador a dar-me tanto prazer ao vê-lo jogar, e não me lembro de ver qualquer outro jogador que tenha tido tanto orgulho em vê-lo com aquela camisola vestida. 

Eu sei, já disse quarenta vezes bem do meu Willy, mas este... este agrada a sportinguistas, assusta lampiões, preocupa os tripeiros. Mas ninguém, ou pelo menos ainda não ouvi até aos dias de hoje, é capaz de dizer mal do mais fantástico jogador do nosso grande clube.

E viva a nossa formação!

----

Apetece-me dizer mal:

Mais uma semana, e finalmente começo a reparar nos gritos de indignação ao Carrillo. 

Curioso, quando ainda há apenas umas semanas fui insultada e acusada de não saber de futebol porque não suportava a sua atitude em campo. E atenção, que apenas falei do quão desapreciava a sua falta de energia e esforço durante os 90 (a maior das vezes nem tanto) minutos. 

Curioso, quando me diziam que era um diamante por lapidar, e expressões bonitas deste género, e agora já ninguém quer saber disso. Não porque a exigência tenha aumentado, não porque estamos a perder e precisamos de mais atitude da parte dele. 

Mas apenas porque os sportinguistas (como a maior parte dos adeptos de futebol) têm uma memoria muito curta, e afinal a paciência, para esses lados, também tem limites.


A problematica do mau jornalismo descarado

Sporting está em primeiro, e se nunca esteve tão bem nos ultimos anos, já o nível do jornalismo português nunca esteve tão baixo.

Não vale a pena menosprezar o erro grave do grupo cofina por pôr o nosso clube rival a frente, até porque nem é isso que me preocupa.

Numa analise mais aprofundada do assunto é apenas um pequeno exemplo do quão manipuladora é a comunicação social. Refleti bastante sobre isto, para dizer a verdade. Às vezes dá-me para divagar sobre certos assuntos, e neste cheguei à conclusão que não é apenas o facto de porem Sporting atrás do benfica na classificação mal inventada por eles.

É uma declaração (condenável e vergonhosa) ao publico português: nós dizemos, escrevemos, publicamos o que nos sai do rabo e, tal como não o é em qualquer outro campo de interesse para o publico em geral, que nem com o futebol estes pseudo-jornalistas asquerosos conseguem ser objectivos.

E nós, não só como sportinguistas, mas como portugueses, temos de ser exigentes quanto à informação que recebemos por parte de periódicos como estes. Não porque sou uma virgem ofendida, não porque me irrite o benfica aparecer à frente em capas e em sites que eu nem se quer vejo ou visito, mas sim porque quando se aceitam erros tão óbvios como este, estamos a abrir-lhes as portas para “errarem” em tudo o que bem lhes apetece, e se já tivemos tantas vezes exemplos desses, como é que podemos continuar a aceitar?

 Sim, este ano até fazem capas verdes, até nos tentam dar graxa de vez em quando para ver se ainda convencem algum sportinguista que aquele jornal ainda “é Sporting”.

 Mas, e já tinha feito um apelo aqui no blog, sportinguistas que são sportinguistas, e portugueses que são portugueses não podem compactuar com este tipo de imprensa. Não lhes deem um cêntimo, nem cliques na publicidade da página! Eu cá, evito desde logo, visita-los de todo.