terça-feira, 13 de maio de 2014

Há dez anos atrás havia uma selecção..

Há dez anos atrás vivíamos um sonho. Estávamos na final de um campeonato europeu, em casa, contra a Grécia. A única equipa durante toda a competição que tinha sido capaz de nos derrotar, acabaria por ganhar o título, mas ninguém nos tira os jogos até lá. Ninguém me vai roubar a memória de um jogo contra Inglaterra, que para todos estava perdido. Ninguém me vai roubar a memória de um jogo contra a Holanda, que para todos estava perdido. Ninguém me vai roubar a memória do puto Cristy, ainda leve como uma pena, a chorar como se não houvesse amanhã. 

Há dez anos atrás a nossa selecção era motivo de orgulho. Figo, Pauleta, Rui Costa, Deco, eram os nomes que nos enchiam de esperança, que nos faziam gritar golo, que nos davam ansiedade de um jogo para o outro. Tinha 13 anos. Vivi aquela selecção como não voltei a viver nenhuma outra.

Há dez anos atrás, não olhei para a nossa convocatória e fiquei ofendida, há dez anos atrás não achava que o futebol era tão controlado pelo dinheiro. Há dez anos atrás amava o desporto e amava aquela equipa. Há dez anos atrás tinha a ilusão de ganhar aquela competição, por muito pouco provável que pudesse parecer. Há dez anos atrás não pensava que seria a ultima vez que viria a sentir isso. 

Há dez anos atrás havia uma selecção. Hoje? Hoje há um negócio. 

2 comentários: