terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A problematica do mau jornalismo descarado

Sporting está em primeiro, e se nunca esteve tão bem nos ultimos anos, já o nível do jornalismo português nunca esteve tão baixo.

Não vale a pena menosprezar o erro grave do grupo cofina por pôr o nosso clube rival a frente, até porque nem é isso que me preocupa.

Numa analise mais aprofundada do assunto é apenas um pequeno exemplo do quão manipuladora é a comunicação social. Refleti bastante sobre isto, para dizer a verdade. Às vezes dá-me para divagar sobre certos assuntos, e neste cheguei à conclusão que não é apenas o facto de porem Sporting atrás do benfica na classificação mal inventada por eles.

É uma declaração (condenável e vergonhosa) ao publico português: nós dizemos, escrevemos, publicamos o que nos sai do rabo e, tal como não o é em qualquer outro campo de interesse para o publico em geral, que nem com o futebol estes pseudo-jornalistas asquerosos conseguem ser objectivos.

E nós, não só como sportinguistas, mas como portugueses, temos de ser exigentes quanto à informação que recebemos por parte de periódicos como estes. Não porque sou uma virgem ofendida, não porque me irrite o benfica aparecer à frente em capas e em sites que eu nem se quer vejo ou visito, mas sim porque quando se aceitam erros tão óbvios como este, estamos a abrir-lhes as portas para “errarem” em tudo o que bem lhes apetece, e se já tivemos tantas vezes exemplos desses, como é que podemos continuar a aceitar?

 Sim, este ano até fazem capas verdes, até nos tentam dar graxa de vez em quando para ver se ainda convencem algum sportinguista que aquele jornal ainda “é Sporting”.

 Mas, e já tinha feito um apelo aqui no blog, sportinguistas que são sportinguistas, e portugueses que são portugueses não podem compactuar com este tipo de imprensa. Não lhes deem um cêntimo, nem cliques na publicidade da página! Eu cá, evito desde logo, visita-los de todo.

1 comentário:

  1. erras quando dizes "grupo cofina", é mesmo só o Record porque o CM tem o Sporting à frente. e erras ao assumir que é um ataque ao Sporting, o ano passado eles colocaram o Benfica atrás do Porto após o FCP empatar 2-2 na Luz e tinham os mesmos pontos...

    ResponderEliminar